A utilização de técnicas não destrutivas para a inspeção de obras civis são atividades que visam colaborar para o esclarecimento técnico de possíveis manifestações patológicas em elementos da construção. Atuamos com técnicas tradicionais e avançadas em ensaios para concreto, aço, blocos e revestimentos.
É um método geofísico que utiliza a propagação de ondas eletromagnéticas de alta frequência. Quando o espectro atinge a interface entre materiais com diferentes permissividades dielétricas, parte da onda é refletida em direção à superfície e o restante é refratada. Essa tecnologia permite, com rapidez, realizar o mapeamento de estruturas de concreto com profundidades de até 50 cm, identificando o posicionamento de armaduras, vazios, tubulações em PVC e outros elementos de transição, inclusive com a possibilidade de produzir relatórios com imagens em 3D.
Trata-se de um método de prospecção geofísica baseada na emissão de impulsos eletromagnéticos de curta duração. Graças a um transmissor, é gerado um trem de impulsos ou ondas eletromagnéticas que, ao atravessar diferentes capas do subsolo, provoca uma reflexão de parte da energia da onda. Então, o receptor detecta essas reflexões, gerando um registro ou “imagem bidimensional profundidade-distância” do subsolo, ao longo de toda a linha de deslocamento da antena.
Aplicações: para mapeamento de fundações em edifícios, localização de fundações, armaduras e tubos. Este ensaio também é utilizado em estudos e investigações forenses e geológica
O método consiste no envio de ondas ultrassônicas compatíveis com o concreto. Assim, é possível identificar falhas tais como fissuras, vazios e descontinuidades no concreto, além de poder estimar a resistência mecânica à compressão.
É possível também realizar ensaio de módulo de elasticidade de concretos e argamassas.
Aplicações: em todas as estruturas em concreto para investigação de falhas e para a determinação de resistência a compressão e módulo de elasticidade
Ensaio que consiste na leitura da exposição aos raios-X ou gama em estruturas de concreto armado, protendido e metálicas com objetivo de localização e avaliação de armaduras e do concreto.
Ensaio para medir a resistividade elétrica do concreto. A resistividade é definida como uma propriedade física do concreto que indica a sua resistência à passagem de corrente elétrica. Além disso, é um parâmetro importante para indicar o grau e a distribuição de umidade no concreto, a presença de íons de cloreto e a taxa de corrosão da armadura. Frequentemente, a corrosão é resultante da presença de teores críticos dos íons de cloreto no concreto ou abaixamento de seu pH devido a reações com compostos presentes no ar, especialmente dióxido de carbono.
Aplicações: estimativa da probabilidade de corrosão, indicação de taxa de corrosão, correlação com permeabilidade de cloreto, avaliação no local da eficácia da cura, determinação das necessidades por área para sistemas de proteção catódica, identificação de áreas úmidas e secas numa estrutura de concreto, indicação das áreas numa estrutura mais suscetíveis à penetração de cloreto, correlação com resistência à compressão precoce, correlação com a permeabilidade de rocha à água.
Este ensaio permite monitorar e identificar a corrosão das armaduras de estruturas de concreto armado. Um software integrado cria mapas de isopotenciais que facilitam o processo de identificação de regiões que estão sob processo de corrosão, como grande diferencial pela natureza não destrutiva da técnica.
Aplicações: em todas estruturas que possuam concreto armado tais como: pilares, vigas, lajes, telhas e demais estruturas expostas.
A Termografia Infravermelha (TIR) é uma técnica sem contato, que permite localizar tanto defeitos superficiais como sub-superficiais e que pode ser aplicada a um amplo espectro de materiais.
Esta técnica se caracteriza por sua rapidez, versatilidade e simplicidade, pois utiliza equipamentos e acessórios portáteis, que possibilitam a inspeção de grandes áreas em um curto período de tempo.
Proporciona bons resultados na detecção de defeitos em materiais compostos em diferentes campos de aplicação.
Aplicações: para localizar infiltrações e presença de umidade em estruturas
Av. Des. Westphalen, 2356 – CEP: 80220-030 - Curitiba/PR | Telefone: +55 (41) 3030-7049 | Seg. à sex. das 8:30 às 18hrs
San Lorenzo, 4941 - Código Postal: 2000 | Telefone: +54 341 4370475 | Seg. à sex. das 9 às 18hrs